LT 002 - COMO DIMENSIONAR O COMPRESSOR ?


LT-002

O dimensionamento de um compressor acontece quando é definida a quantidade de ar necessária e a pressão máxima a que este ar deve ser comprimido, de modo a atender a demanda e a pressão de trabalho exigido pelos componentes do sistema. Portanto, devemos definir vazão e pressão.

O tipo de compressor é especificado em função das exigências demandadas pelos processos, quais serão as ferramentas usadas e quais os equipamentos pneumáticos que serão aplicados. Para definir com clareza a correta seleção do compressor é necessário saber:

1. Equipamentos pneumáticos que serão utilizados;

2. Quantidade;

3. Ar efetivo consumido por equipamento;

4. Pressão de trabalho;

5. Adotar somente uma unidade para Pressão ( Kg/cm² ) e para o Consumo ( Pcm );

É importante que sejam definidas as pressões de trabalho máxima e mínima que atendam ao sistema e o fator carga de trabalho a que estarão submetidas todas as ferramentas e os equipamentos.

OUTRA DICA: Você pode elaborar uma planilha com os seguintes parâmetros: quantidade, tipo de ferramenta, consumo, fator de carga, consumo estimado e pressão de trabalho.

O fator de carga é determinado pelo percentual de tempo que a ferramenta ou equipamento estará em operação. Este percentual, aplicado à quantidade de ar necessária para atender a demanda da ferramenta ou equipamento por um determinado período de tempo, definirá a demanda necessária de ar comprimido para aquela operação.

Os catálogos dos fabricantes contêm informações de consumo e a pressão de trabalho ideal para seus componentes. Também existem livros e publicações técnicas que informam o consumo estimado de várias ferramentas, equipamentos e aplicações que podem auxiliar nessa tarefa de dimensionamento de consumo na ausência de informações mais específicas.

Depois de calcular o volume total da demanda de ar comprimido e definir a pressão máxima de produção, que é a soma de todas as ferramentas e equipamentos com o fator de carga aplicado e as aplicações do ar comprimido mais específicas, o próximo passo será determinar o número de compressores necessários para produzir essa quantidade de ar.

É interessante ter em mente o surgimento de novas aplicações, novas máquinas que utilizem ar comprimido e o aumento de produção e a necessidade de instalação de novas redes de ar.

Fonte: revista Mecatrônica Atual – N° 37(Edição digital)

 


Veja também: