LT 017 - EVITANDO ERROS E FALHAS NOS FILTROS SEPARADORES AR ÓLEO

FILTRO SEPARADOR AR / ÓLEO

Óleo é usado para refrigeração, lubrificação, vedação e anti-corrosão do elemento compressor.

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Grandes quantidades de óleo no ar que sai do compressor resulta em:

- Baixa qualidade do ar comprimido;

- Aumenta a contaminação e diminui a vida útil dos filtros de linha, linhas de ar comprimido e de equipamentos de tratamento de condensados.

- 1 bar de queda de pressão no separador ar/óleo = 7% aumento de consumo de energia.


LT017 2ACONSIDERAÇÕES IMPORTANTES DE UM FILTRO SEPARADOR AR / ÓLEO

Contem três camadas de separação, a primeira é a camada de partículas finas feitas de borissilicato, definidas por espessuras e tamanhos de poros maiores. A segunda camada, feita por um velo de poliester quase que ligante, garante a resistência a diferentes tipos de óleo e altas temperaturas. A terceira camada serve para proteger as outras duas camadas, aumentando a vida útil. Em conformidade com os requisitos da associação comercial da indústria química, o elemento separador de ar/óleo deve possuir um condutor eletricamente Interligado, a fim de transferir qualquer estática de forma confiável.

RISCOS DE USAR FILTROS SEPARADORES DE BAIXA QUALIDADE:

- Alto conteúdo residual de óleo que aumenta o consumo de óleo;

- Impermeabilidade inadequada – A entrada de ar não filtrado pode reduzir a vida útil do separador ar/óleo, do filtro de óleo e do óleo lubrificante, o que causa custos operacionais muito maiores.

- Altos valores de perda de carga – As perdas de pressão de filtros similares podem chegar a 2,5 bar, resultando numa perda de 2% de ar na saída do compressor. Para suprir essa quantidade, muita energia será consumida.

- Vida útil até 50% menor – Filtros de ar similares precisam ser substituídos duas vezes antes que o original seja trocado.

- Baixa qualidade do ar comprimido; aumenta a contaminação e diminui a vida útil dos filtros de linha, linhas de ar comprimido e de equipamentos de tratamento de condensados.

- Alto diferencial de pressão (delta p): Aumento do consumo de energia; Risco de incêndio no separador devido a carga eletrostática;

- Baixa resistência mecânica: Aumento do risco de quebra;

- Material não resistente a corrosão: Corrosão resulta na oxidação do óleo do compressor; redução do ponto de ignição; risco de incêndios.

- Custos maiores de manutenção e aumento do consumo de energia.

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CAUSA DE COLAPSO NOS FILTROS SEPARADORES AR / ÓLEO

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Isto costuma acontecer geralmente sob as seguintes situações:

- Abertura rápida da válvula do reservatório ou do próprio compressor, quando de esfera (esta operação do ar dentro da unidade compressora);

- Problemas na válvula do reservatório do separador;

- Paradas bruscas causadas por queda de energia, geralmente ocorrem nos compressores elétricos estacionários por falta de combustível ou falha no motor diesel, na maior parte das vezes nos portáteis a diesel;

- Óleo Sujo;

- Utilizar a capacidade do compressor acima de pressão recomendada pelo fabricante (geralmente ocorre quando a rede de ar é muito extensa);

- Separador ar óleo já em estado de saturação com sua micragem e eficiência comprometida;

- Utilização de vários tipos de óleo (quando só completos) misturados e também vencidos ou não específicos;

- Trabalhar em temperatura elevada por causa de radiador sujo;

- Trabalhar com quedas ou baixas pressões constantes na rede.

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AUMENTO PREMATURO DO DIFERENCIAL DE PRESSÃO NOS SEPARADORES AR / OLEO

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Isto acostuma acontecer geralmente sob as seguintes situações;

- Filtro de óleo com sua eficiência comprometida;

- Óleo improprio ou com grande contaminação;

- Contaminação de água no tanque do separador;

- Para evitar estes problemas, recomendamos efetuar com frequência as trocas dos filtros de ar e filtro de óleo juntamente com o óleo em seus intervalos corretos. Assim poderá evitar que o Separador seja danificado.

Excessivo consumo de óleo

Isto Normalmente ocorre nas seguintes circunstâncias:

- Separador Ar/Óleo não trocado em tempo correto, tendo atingido sua vida útil de trabalho;

- Separador Ar / Óleo com seu tubo pescador entupido, causando o acumulo de grande quantidade de óleo, recomenda-se verificar sua altura e limpá-lo a cada troca;

- Montagem incorreta do tubo pescador, não efetuando a limpeza do fundo do filtro separador Ar / Óleo;

- Reposição ou quantidade excessiva de óleo no reservatório, alterando a pressão da pré-separação e aumentando a quantidade de óleo na condensação do Ar / Óleo. Desse modo, ele reduz a eficiência do separador Ar / Óleo devido a espuma criada.


LT017 7AFLASHES DE FOGO NOS FILTROS SEPARADORES AR/OLEO

- Apesar de raro, pode ser causado por vários fatores que acontecem simultaneamente, não sendo responsabilidade do Separador Ar / Óleo

- É bom assegurar que as juntas tenham uma confiável forma de aterramento, usando material apropriado (no mínimo um ou dois grampos de metal ou folha de metal) para assim haver contato entre o Separador de Ar / Óleo e o tanque. Caso contrário pode ocorre descargas de energia estática, gerando fagulhas ou flashes, podendo queimar o filtro.


LT017 8COMO FORMA ENERGIA ESTÁTICA

O ar que passa pelas partes do reservatório e filtro separador ar / óleo, realiza troca de elétrons em si, os elétrons não podem se movimentar livremente entre os átomos e por assim dizer ficam quase parados (na verdade está em movimento, mas sem sair de sua órbita) na órbita do núcleo dos átomos sem passar de um átomo a outro. Por isso o termo “eletricidade estática”, a corrente elétrica existe a partir do momento que é criada uma diferença de potencial e então os elétrons fluem do ponto com excesso (negativo) para o ponto com falta de elétrons (positivo, mas por convenção se considera o fluxo do positivo para o negativo) e essa corrente se mantém até que seja estabelecido um equilíbrio entre as partes, ou seja, ambas possuam a mesma quantidade de elétrons. Referimos a estática quando a uma condição em que um corpo está carregado, ou seja, está com um número diferente entre prótons e elétrons. Isso causa uma necessidade de descarga para que o corpo volte a ser eletricamente equilibrado ou neutro. No caso do reservatório e filtro separador, se não ter a ligação entre eles (aterramento), pode ocorrer fagulha ou flashes internamente.

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