LT 018 - COMO MANTER PERFURATRIZ COM ALTA EFICIENCIA

Lubrificação e manutenção de perfuratrizes

LT018 1A boa lubrificação é característica essencial, não só da longa vida de uma perfuratriz como também de seu rendimento. Para se conseguir boa lubrificação, torna-se necessário ter um lubrificador adequado e o óleo lubrificante recomendado.

Lubrificador de Linha

O lubrificador de linha consta de um dispositivo intercalado na linha de ar, pouco antes da perfuratriz. Poderá ser individual ou coletivo, servindo neste caso a mais de uma perfuratriz, através de um manifold. O lubrificador fornece à corrente de ar o óleo perfeitamente dosado de acordo com a quantidade que está sendo consumida.

O Lubrificado de Linha BLG 30, é projetado para lubrificação contínua, e assegura maior rendimento, maior durabilidade e baixo custo de manutenção. Funciona em qualquer posição, suprindo óleo para as ferramentas através do fluxo de ar comprimido. A colocação correta de um lubrificador de linha é de aproximadamente 3 a 5 metros da perfuratriz ou ferramenta pneumática. Desta forma não próximo demais para atrapalhar o operador, nem longe demais para poder produzir depósito de óleo nas paredes da tubulação.

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O venturi, do lubrificador de linha, permite regulagem para ajustes corretos. Verifica-se na perfuratriz, se a lubrificação está correta, de modo seguinte:

• Colocando a mão diante da descarga de ar, por 15 segundos, deve formar leve camada de óleo no na pele, indicando isso existe uma descarga de ar com óleo vaporizado.

• O punho da broca deve ficar também levemente lubrificado, durante o serviço, indicando tal fato que o óleo atingiu todas as partes da máquina.

• O óleo escorrendo pela perfuratriz indica excesso e deverá ser corrigido.

Os lubtificantes deverão ter dimensões adequadas, conforme o tamanho e número das perfuratrizes. A quantidade de óleo do lubrificador deve ser suficiente para o consumo de um turno.

Óleo Lubrificante

O consumo de óleo lubrificante é de 1,5 cm3/m3 de ar comprimido aproximadamente.

O ar comprimido ao percorrer as partes móveis da perfuratriz é utilizado para definir o sistema de lubrificação.

Adicionando-se óleo ao ar comprimido, nos pontos de redução de velocidade o óleo adere às paredes efetivando-se a lubrificação.

Com óleo lubrificante utiliza - se os óleos da série “Rock – drill oils” que tem as seguintes características importantes:

Boa adesividade – O óleo deve ter boa resistência de película e, como tal, deve ter aditivos do EP (extrema pressão)

Boa emulsão – O ar comprimido normalmente está mais ou menos saturado de vapor d’água. O óleo lubrificante deve possuir aditivos que permitam uma perfeita emulsão com a água, sem que haja perda das propriedades

Viscosidade correta – O óleo lubrificante não deve ter uma viscosidade elevada demais, para evitar perturbar a ação de válvulas. A viscosidade correta para as condições brasileira é a seguinte:

- 98.8ºC – 60 – 70 seg;

37.8ºC – 500 a 600 seg.

Uniformidade – Uniformidade de lubrificação e altas e baixas temperaturas.

Ponto de fulgor – Ponto de fiulgor elevado, a fim de evitar “dieselagem” da perfuratriz em dias muitos quentes.

Atóxicos - o óleo deve conter aditivos que evitem irritação de mucosas ou naúseas.

Resíduo de carbono – 0,3% (máximo)

Ácidos graxos livres (% oléicos) – 0,4 % máximo

Não se deve usar lubrificante diferente do especificado, considerando o estrago que um óleo incorreto pode trazer. Óleos comuns de motor não servem. Não possuem em geral a propriedade de se emulsionarem. Um teste fácil de verificar a emulsionabilidade de um óleo correto é misturar em partes iguais óleo e água. A emulsão que se forma terá de se conservar no mínimo 24 horas sem separação sensível. Lubrificantes homologados:

Marca

Tipo

Marca

Tipo

Castrol

Patent Rock Drill

Shel

Tonna Oil F

Oil Light

Texaco

Rock Drill Lubrificant Ep

Esso

Rock Drill Ep 65

Ipirana

Ipidril 63

Manutenção Preventiva / Consertos

Para perfeita manutenção da perfuratriz, deve ser obedecido o seguinte programa de manutenção preventiva:

Antes de iniciar a operação diária

• Verificar se as mangueiras de ar e de água estão limpas de impurezas e/ou de água de condensação, antes de coloca-las na perfuratriz.

• Verificar de o lubrificador de linha está com óleo suficiente (nível do óleo do lubrificador e na posição correta.

• Verificar a bucha de rotação está limpa e sem desgaste excessivo

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• Parafusos soltos

• Verificar se a lubrificação da perfuratriz está correta.

Nota: Todas anomalias ou defeito deve ser anotada na parte diária e comunicada ao encarregado, para tomar as providências.

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A cada 200 horas de trabalhos: Recolher a perfuratriz à oficina, desmontar e revisar completamente.

Tomando os cuidados acima, a vida da perfuratriz será longa e seu rendimento será apreciável. A fim de completar uma boa manutenção preventiva com uma boa revisão e um consenso adequado, serão dadas algumas diretrizes gerais sobre aos cuidados ao ser examinada a máquina, depois de 200 horas de trabalho. Estas operações de exame e conserto estão gradualmente resumidas e generalizadas. Detalhes de cada fabricante deverão ser examinadas junto ao Manual de Instruções do mesmo.

A perfuratriz, quando chega para preventiva :

• Deve ser desmontada sobre a bancada;

• A seguir, as peças serão examinadas antes da lavagem, a fim de verificar como trabalharam e como a lubrificação está funcionando;

• Depois, são lavadas em liquido solvente não detonante;

• Cada peça receberá sua atenção e será trocada ou retificada, conforme o caso;

Exemplos de avalições que devem ser feitas

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