(27) 3328-6245
(27) 3218-2790

  




LITERATURA

Conheça alguns de nossos artigos que pode ajudar a sua empresa.

LT 015 - SEGURANÇA PARA AR COMPRIMIDO

O ar comprimido é extremamente perigoso quando utilizado de maneira inadequada. Em todos os trabalhos que a GERALMAQ desenvolve, sempre há preocupação com segurança.

O ar comprimido é uma energia utilizada para diversos fins tanto nos segmentos industriais e com no de construção. Se utililizado de maneira indevida pode causar sérios ferimentos, infecções e enfisema subcutâneo.

Um jato de ar comprimido sufientemente forte, proveniente de uma mangueira, pode tirar um olho de sua órbita, romper um tímpano ou causar hemorragia inerna ao penetrar nos poros.

O ar comprimido contém impurezas, tais como: partículas de óleo, matérias graxas e outras partículas minúsculas. Um jato de ar sobre a pele introduz impurezas através dos poros, podendo causar sérias inflamações nos tecidos. Segue algumas regras básicas :

 

LT15A

 

 

1. Jamais permita que o jato de ar sob pressão incida o seu corpo ou de seu companheiro.


Foto: Acidente causado pela má utilização do ar comprimido, a mangueira estava impregnada com areia no momento que o funcionário efetuava limpeza corporal.

 

  

LT15b

 

 

 

2. Um jato de ar comprimido a apenas 40 psi (2.8 kgf/cm2 ) de pressão pode empurrar ou arremessar partículas de metal ou outros materiais a velocidade tão altas que podem se converter em mini-projéties perigosos para o corpo e, principalmente, para o rosto e olhos.

Foto: Acidente nos olhos provocado pelo ar comprimido


 

 

 

LT15c

 

 

3. Antes de abrir qualquer válvula de ar comprimido, certifique-se que conexões, mangueiras e abraçadeiras estejam seguramente presas e que não haja risco de serem desconectadas durante a execução do trabalho.

Foto: Acidente no braço provocado pelo ar comprimido

 

 

4. Sempre que ocorrer vazamentos de ar é sinal que algo errado. Verifique e corrija, eliminando o vazamento. ATENÇÃO: se uma mangueira sob pressão desconectar-se, 

 

4.1a Afastar-se imediatamente do raio de ação das possíveis chicotadas. Se possível, corte a alimentação de ar deste ponto ou desligue o compressor.

LT15d

 

  

LT15e

 

4.2a Proteja imediatamente o rosto para evitar que a mangueira chicoteie a face causando ferimentos e para evitar que o ar sobre pressão atinja a vista.

4.2b Procure pisar na mangueira de ar, comprimindo-a fortemente contra o piso, impedindo que a mesma requichoteie e, corte a alimentação de ar deste ponto.

 

 

 

 

LT15f

  

5. Nunca abra válvula ou registro de serviço rapidamente, sempre o faça devagar (para válvula tipo esfera ideal em torno de 5 segundos). Não esqueça que você está liberando energia.

 

6. Nunca utilize ar comprimido para sobrar lascas de madeiras, cavacos, limalhas, poeiras, partículas do chão, máquinas, peças e equipamentos. Caso esta operação seja necessária, utilize equipamentos de segurança adequados a cada situação. Sempre utilize um regulador de pressão e ensaie pressões de trabalho mais baixas (mantendo o nível de satisfação desejado).

 

7. Tenha muito cuidado com as pessoas presentes e com as transitam no local. O ar comprimido pode arremessar todos estes elementos contra partes frágeis de seu corpo ou de seu companheiro, assim como colocar em suspensão poeiras, partículas e líquidos que inalados poderão causar sérios riscos a saúde.

 

 

LT15g

8. Nunca utilize o ar comprimido para limpeza de roupas ou limpar pó, sujeira do cabelo ou ainda qualquer parte do corpo. Partículas microscópicas podem penetrar em sua corrente sanguina, o que pode ser mais graves se você tiver algum machucado.

LT15h

9. Jamais utiliza ar comprimido para respiração sem que esteja tratado com um sistema eficiente de filtros coalescentes, incluindo o filtro de carvão. Em caso de ar comprimido no interior de ambientes confinados, tenha certeza de que o ar seja respirável.

10. Nunca execute serviços em equipamentos pressurizados (compressores, reservatórios, ferramentas pneumáticas) exemplo: remover um bujão para completar o nível de óleo em um compressor, sem ter a certeza que o mesmo esteja despressurizado, poderá causar acidente grave ou até mesmo morte.


Nossa intenção não é intimidá-lo para o trabalho, mas conscientiza-lo quanto ao risco do mesmo. O ar comprimido é útil, mas perigoso se não for usado com o devido cuidado.

.
A GERALMAQ executa com excelência os itens citados acima, confie em nossos compressores e nosso atendimento.
ALUGUE OS MELHORES COMPRESSORES DE AR

PERGUNTAS FREQUENTES


É uma locadora de compressores portáteis a diesel, para uso industrial, manutenção industrial, obras civis, e Ferramentas Pneumáticas para demolição.

Rua H, 158 - Ourimar, Serra - ES, 29173-309

Os compressores de ar comprimido são máquinas usadas para aumentar a pressão do ar, comprimindo-o em um volume menor. Eles são amplamente utilizados em diversas indústrias e aplicações.

Existem diferentes tipos de compressores, como:

Compressores de pistão: Utilizam um pistão para comprimir o ar. São comuns em oficinas e indústrias.

Compressores de parafuso: Usam dois parafusos rotativos para comprimir o ar. São mais eficientes e silenciosos, indicados para uso contínuo.

Compressores centrífugos: Usam um rotor para acelerar o ar e, em seguida, desacelerá-lo em um difusor, aumentando a pressão. São comuns em grandes instalações industriais.

Os rompedores pneumáticos são ferramentas utilizadas na demolição e quebra de materiais duros, como rocha, concreto e asfalto. Seus principais componentes incluem:

Ponteiro, talhadeira ou pá: Parte que entra em contato direto com o material a ser rompido.

Corpo do rompedor: Contém o mecanismo de impacto (percussão) que transmite a energia a componente de rompimento.

Perfuratrizes são máquinas usadas para perfurar o solo, rochas, ou concreto. Elas são amplamente utilizadas em construção civil, mineração, e sondagem geotécnica. Existem vários tipos de perfuratrizes, como:

Perfuratrizes rotativas: Usadas para perfurações profundas, como em poços de petróleo.

Perfuratrizes percussivas: Usam golpes repetitivos para quebrar o material e penetrar o solo ou rocha.

Perfuratrizes diamantadas: Usam brocas com pontas de diamante, ideais para perfurar materiais muito duros.