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Lubrificação e manutenção de perfuratrizes A boa lubrificação é característica essencial, não só da longa vida de uma perfuratriz como também de seu rendimento. Para se conseguir boa lubrificação, torna-se necessário ter um lubrificador adequado e o óleo lubrificante recomendado. Lubrificador de Linha O lubrificador de linha consta de um dispositivo intercalado na linha de ar, pouco antes da perfuratriz. Poderá ser individual ou coletivo, servindo neste caso a mais de uma perfuratriz, através de um manifold. O lubrificador fornece à corrente de ar o óleo perfeitamente dosado de acordo com a quantidade que está sendo consumida. O Lubrificado de Linha BLG 30, é projetado para lubrificação contínua, e assegura maior rendimento, maior durabilidade e baixo custo de manutenção. Funciona em qualquer posição, suprindo óleo para as ferramentas através do fluxo de ar comprimido. A colocação correta de um lubrificador de linha é de aproximadamente 3 a 5 metros da perfuratriz ou ferramenta pneumática. Desta forma não próximo demais para atrapalhar o operador, nem longe demais para poder produzir depósito de óleo nas paredes da tubulação.
O venturi, do lubrificador de linha, permite regulagem para ajustes corretos. Verifica-se na perfuratriz, se a lubrificação está correta, de modo seguinte: • Colocando a mão diante da descarga de ar, por 15 segundos, deve formar leve camada de óleo no na pele, indicando isso existe uma descarga de ar com óleo vaporizado. • O punho da broca deve ficar também levemente lubrificado, durante o serviço, indicando tal fato que o óleo atingiu todas as partes da máquina. • O óleo escorrendo pela perfuratriz indica excesso e deverá ser corrigido. Os lubtificantes deverão ter dimensões adequadas, conforme o tamanho e número das perfuratrizes. A quantidade de óleo do lubrificador deve ser suficiente para o consumo de um turno. Óleo Lubrificante O consumo de óleo lubrificante é de 1,5 cm3/m3 de ar comprimido aproximadamente. O ar comprimido ao percorrer as partes móveis da perfuratriz é utilizado para definir o sistema de lubrificação. Adicionando-se óleo ao ar comprimido, nos pontos de redução de velocidade o óleo adere às paredes efetivando-se a lubrificação. Com óleo lubrificante utiliza - se os óleos da série “Rock – drill oils” que tem as seguintes características importantes: Boa adesividade – O óleo deve ter boa resistência de película e, como tal, deve ter aditivos do EP (extrema pressão) Boa emulsão – O ar comprimido normalmente está mais ou menos saturado de vapor d’água. O óleo lubrificante deve possuir aditivos que permitam uma perfeita emulsão com a água, sem que haja perda das propriedades Viscosidade correta – O óleo lubrificante não deve ter uma viscosidade elevada demais, para evitar perturbar a ação de válvulas. A viscosidade correta para as condições brasileira é a seguinte: - 98.8ºC – 60 – 70 seg; 37.8ºC – 500 a 600 seg. Uniformidade – Uniformidade de lubrificação e altas e baixas temperaturas. Ponto de fulgor – Ponto de fiulgor elevado, a fim de evitar “dieselagem” da perfuratriz em dias muitos quentes. Atóxicos - o óleo deve conter aditivos que evitem irritação de mucosas ou naúseas. Resíduo de carbono – 0,3% (máximo) Ácidos graxos livres (% oléicos) – 0,4 % máximo Não se deve usar lubrificante diferente do especificado, considerando o estrago que um óleo incorreto pode trazer. Óleos comuns de motor não servem. Não possuem em geral a propriedade de se emulsionarem. Um teste fácil de verificar a emulsionabilidade de um óleo correto é misturar em partes iguais óleo e água. A emulsão que se forma terá de se conservar no mínimo 24 horas sem separação sensível. Lubrificantes homologados:
Manutenção Preventiva / Consertos Para perfeita manutenção da perfuratriz, deve ser obedecido o seguinte programa de manutenção preventiva: Antes de iniciar a operação diária • Verificar se as mangueiras de ar e de água estão limpas de impurezas e/ou de água de condensação, antes de coloca-las na perfuratriz. • Verificar de o lubrificador de linha está com óleo suficiente (nível do óleo do lubrificador e na posição correta. • Verificar a bucha de rotação está limpa e sem desgaste excessivo • Parafusos soltos • Verificar se a lubrificação da perfuratriz está correta. Nota: Todas anomalias ou defeito deve ser anotada na parte diária e comunicada ao encarregado, para tomar as providências. A cada 200 horas de trabalhos: Recolher a perfuratriz à oficina, desmontar e revisar completamente. Tomando os cuidados acima, a vida da perfuratriz será longa e seu rendimento será apreciável. A fim de completar uma boa manutenção preventiva com uma boa revisão e um consenso adequado, serão dadas algumas diretrizes gerais sobre aos cuidados ao ser examinada a máquina, depois de 200 horas de trabalho. Estas operações de exame e conserto estão gradualmente resumidas e generalizadas. Detalhes de cada fabricante deverão ser examinadas junto ao Manual de Instruções do mesmo. A perfuratriz, quando chega para preventiva : • Deve ser desmontada sobre a bancada; • A seguir, as peças serão examinadas antes da lavagem, a fim de verificar como trabalharam e como a lubrificação está funcionando; • Depois, são lavadas em liquido solvente não detonante; • Cada peça receberá sua atenção e será trocada ou retificada, conforme o caso; Exemplos de avalições que devem ser feitas
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Os compressores de ar comprimido são máquinas usadas para aumentar a pressão do ar, comprimindo-o em um volume menor. Eles são amplamente utilizados em diversas indústrias e aplicações.
Existem diferentes tipos de compressores, como:
Compressores de pistão: Utilizam um pistão para comprimir o ar. São comuns em oficinas e indústrias.
Compressores de parafuso: Usam dois parafusos rotativos para comprimir o ar. São mais eficientes e silenciosos, indicados para uso contínuo.
Compressores centrífugos: Usam um rotor para acelerar o ar e, em seguida, desacelerá-lo em um difusor, aumentando a pressão. São comuns em grandes instalações industriais.
Os rompedores pneumáticos são ferramentas utilizadas na demolição e quebra de materiais duros, como rocha, concreto e asfalto. Seus principais componentes incluem:
Ponteiro, talhadeira ou pá: Parte que entra em contato direto com o material a ser rompido.
Corpo do rompedor: Contém o mecanismo de impacto (percussão) que transmite a energia a componente de rompimento.
Perfuratrizes são máquinas usadas para perfurar o solo, rochas, ou concreto. Elas são amplamente utilizadas em construção civil, mineração, e sondagem geotécnica. Existem vários tipos de perfuratrizes, como:
Perfuratrizes rotativas: Usadas para perfurações profundas, como em poços de petróleo.
Perfuratrizes percussivas: Usam golpes repetitivos para quebrar o material e penetrar o solo ou rocha.
Perfuratrizes diamantadas: Usam brocas com pontas de diamante, ideais para perfurar materiais muito duros.